A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Tuesday 22 November 2011

Primeiros passos em Dublin

Oi leitores queridos, tudo certinho?

Esperam que tenham passado um maravilhoso final de semana :)
Pois o meu foi! hehe

Bom, muita gente deve se desesperar só de pensar o que terá que fazer quando chegar em Dublin, principalmente quem chega sem falar nada de inglês, assim como eu cheguei. Mas fiquem calmos que tudo vai acontecendo aos poucos e vai dando tudo certo. É só confiar... hehehe!

*Post baseado no precedimento da escola onde eu estou trabalhando atualmente, BCT Institute*

Como eu disse no post anterior, a escola onde você comprou o curso deve se responsabilizar sobre o pós atendimento do aluno, que é apartir do momento que o seu avião pousa em terras irlandesas, se você comprou o transfer do aeroporto, é muito mais tranquilo pois assim que você sair pelo desembarque terá um funcionário te esperando com uma plaquinha com o seu nome. Ele te encaminhará até a sua acomodação, host family, hostel ou até a onde você ficará. Na acomodação estudantil ou na host family terão pessoas responsáveis para te recepcionar também e irão te mostrar seu cantinho :)
Até aí foi super tranquilo, não?

Bom, depois você terá a primeira visita na escola para conhecer, se apresentar e fazer o teste de nivelamento, para selecionar qual classe você será direcionado!
Nessa primeira visita, alguém da nossa equipe te atenderá da melhor maneira possível e te passar todas as informações necessárias. Eu, particularmente, apresento a escola, aplico o teste e depois forneço uma carta explicativa com o passo-a-passo de que você terá que fazer, porque vocês terão um mês para tirar o visto definitivo de 1 ano.

Vamos lá:

1º Passo - PPS Letter


O PPS (Personal Public Service) e como se fosse o nosso CPF, para uso em transações entre nós e os corpos públicos. Ele serve para as empresas e orgãos públicos vereficarem nossa relugaridade, mas não pode ser usado como documento.
Bom, primeiramente, você tem que solicitar a carta do PPS (carta que a escola prepara confirmando que você é estudante da própria para que você consiga solicitar seu documento) na sua escola quando já estiver num endereço fixo, pois eles te enviarão esse documento por correio e é muito importante que você receba corretamente, pois é muito difícil conseguir uma segunda via, se você tiver um amigo de confiança e que já esteja em endereço fixo, veja com ele se não tem problema usar o endereço dele para agilizar o processo.
Junto com essa carta e o seu passaporte, compareça num escritório, confira o site antes: http://findaddress.citizensinformation.ie/service_finder/

Chegando lá, você pegará uma senha e preencherá um formulário que será entregue para um atendente, ele te dará um protocolo e o prazo para que o PPS chegue na sua casa. É super simples e rápido se a fila não estiver grande. Normalmente você recebe em 1 semana no endereço fornecido.

 2º Passo - Bank Letter

Quando você for solicitar a carta do PPS, solicite também a carta do banco (carta que a escola prepara confirmando que você é estudante da própria para que você consiga abrir a conta no banco).
Você poderá escolher entre o AIB e o Banco da Irlanda, em breve farei um post para mostrar a diferença entre os dois.
 Mas só depois que você receber a carta do PPS com o seu número de identificação é que você poderá ir abrir a sua conta no banco, junto com o passaporte. Lá você preencherá um formulário e eles te darão um cartão provisório com o número da sua conta, já o definitivo será enviado por correio em até 10 dias.


IMPORTANTE:  Não aconselhamos ninguém a depositar qualquer quantia até estar com o seu cartão e senha em mãos, pois os bancos aqui são meio atrasados e mandam a senha e o cartão desbloqueado por correio na mesma correspondência, então se alguém pegar, poderá sacar o dinheiro sem problemas.


Então, quando você estiver com o cartão e a senha em mãos, vá até o banco, deposite os €3000 e solicite o extrato no balcão. Esse também será enviado por correio e pode demorar até 10 dias. Como eu disse, o banco aqui é um pouco atrasado em tecnologia. Mas se estiver pra vencer seu visto, solicite um extrato feito a mão pois a imigração também aceita, só não vale tirar extrato na maquina.


Bom, como são 6 passos e esse post já está bem grandinho, amanhã eu termino de contar...
Espero ter ajudado.. e não esqueçam que em caso de dúvida vocês podem me escrever: liara@bct.ie


****Ahhh!! Lembrando... Atualmente eu estou trabalhando no marketing e vendas da escola BCT Institute, você pode solicitar um orçamento agora mesmo!!! Aguardo seu contato: liara@bct.ie

Até maisssss!!

No comments:

Post a Comment